|
Objetivos: Estudar nossa galáxia, a Via Láctea: suas principais componentes, estruturas, populações estelares e satélites. Estudar também sua formação, evolução e dinâmica.
Ementa: Meio interestelar. Regiões H I e H II. Nuvens moleculares. Regiões de formação estelar. Função de massa inicial. Extinção interestelar. A vizinhança solar. Populações estelares. Aglomerados abertos e globulares. Dinâmica galáctica. Rotação galáctica. Discos fino e espesso. Halo. Bojo. Matéria escura. Formação monolítica e hierárquica da Galáxia. Evolução quimiodinâmica da Galáxia. Nuvens de Magalhães e galáxias satélites.
1. Meio interestelar. Meio interestelar, Componentes de poeira e gás, Nuvens moleculares, Glóbulos de Bok, Regiões HI e HII, O disco de gás da Galáxia, Meio ionizado muito quente e supernovas, Regiões de formação estelar, Processo de colapso de uma nuvem molecular, Braços espirais, Teoria de ondas de densidade, Definição de função de massa inicial, Funções de massa inicial, O problema da universalidade da função de massa inicial. Poeira interestelar, Extinção interestelar, Avermelhamento, Efeitos da extinção e avermelhamento em diagramas cor-magnitude. 2. Populações estelares. Definição de populações estelares, Diferenças químicas e dinâmicas entre as diferentes populações Galácticas, Populações do disco estelar Galáctico, O disco estelar fino e espesso, Populações do Halo, Populações do Bojo, Diferenças espaciais e de metalicidade no Bojo, Componente Bináriae Estrelas Variáveis, A vizinhança solar, O problema da distância, Luminosidade estelar, A definição de completeza, Características das estrelas vizinhas ao Sol, A função de luminosidade, A função de massa, Metalicidades e abundâncias químicas. 3. Associações estelares e diagnósticos. Aglomerados abertos: características e distribuição espacial, Associações OB, Estrutura e cinemática dos aglomerados abertos, A classificação de Trumpler, Diagramas cor-magnitude de aglomerados abertos e função de luminosidade, Idade e morte de um aglomerado, Populações estelares múltiplas em aglomerados abertos. Aglomerados globulares: características e distribuição espacial, o papel dos aglomerados globulares na solução do "Grande Debate", A classificação de Trumpler para aglomerados globulares, Diagramas cor-magnitude de aglomerados globulares, Populações estelares múltiplas em aglomerados globulares. 4. Dinâmica, estrutura e cinemática da Via Láctea. Traçadores da estrutura da Galáxia. A dinâmica dos componentes da Via Láctea. Rotação Galáctica. Mapas de longitude vs. velocidade do meio interestelar. Retalhamentos por efeitos de maré. Empenamento do disco. A curva de rotação da Galáxia. A diferença entre a curva de rotação observada e a calculada. A matéria bariônica da Galáxia e a distribuição da matéria escura. A natureza da matéria escura. Cenários alternativos à existência de matéria escura. 5. Formação e ambiente da Via Láctea. Formação monolítica e hierarquica da Galáxia. Formação das estruturas primordiais. O modelo de matéria escura fria. Formação de galáxias espirais. Formação da Via Láctea. O modelo ELS e o modelo de Searle. Simulações de N corpos. Galáxias satélites da Via Láctea. Nuvens de Magalhães. Demais componentes das Nuvens de Magalhães: ponte e cauda. Classificação e contagem de galáxias satélites. O “problema da falta” de satélites.
Livros, Apostilas e Vide-aulas:
Acesso ao material da Lousa Digital: Link
Aula 01 - Apresentação do Curso. Conceitos astronômicos importantes. Histórias e Personagens.
Aula 02 - Revisão de conceitos da Astronomia Estelar. Paralaxe e Movimento Próprio. Aula 03 - Luminosidade estelar e propriedades espectrais.Cores, Distâncias e Raios Estelares. Binárias Eclipsantes. Diagrama Cor Magnitude. Aula 04 - Coordenadas Galácticas. Efeito Doppler em Estrelas na Galáxia. Sistemas Binários. Gravidade Superficial. Diagrama HR e Temp de Vida de uma Estrela. Aglomerados abertos e formação de estrelas. Aglomerados abertos: características e distribuição espacial, Medida de Movimentos próprios. Detalhando o Diagrama HR. Sequencia principal de idade 0. Aula 05 - Função Massa-Luminosidade. Evolução e Modelos de Evolução Estelar. Metalicidades estelares. Paralaxe Espectroscópica. Estrutura e cinemática dos aglomerados abertos. Aula 06 - Método dos aglomerados em movimento. Populações estelares múltiplas em aglomerados abertos. Hyades como referência. Estudo de pertinência de um aglomerado. Idade e morte de um aglomerado. Uso do Topcat. A classificação de Trumpler, Diagramas cor-magnitude de aglomerados abertos e função de luminosidade. Estudo de pertinência de um aglomerado. Aula 07 - O Dilema de Trumpler. Contagem de estrelas. A definição de completeza. Universo de Kapteyn e o Introdução ao Grande Debate. Avermelhamento Extinção e Excesso de Cor. Diagram Cor-Cor e Extinção. Aula 08 - Aglomerados globulares e fim das estrelas. Componente Binária e Estrelas Variáveis. Aglomerados globulares: características e distribuição espacial.O papel dos aglomerados globulares na solução do "Grande Debate", A classificação de Trumpler para aglomerados globulares, Diagramas cor-magnitude de aglomerados globulares, Populações estelares múltiplas em aglomerados globulares.
Aula 09 - Revisão e Tarefa Prática Aula09-AstronomiaGalactica2019A.pdf
Aula 10 - Avaliação Aula 11 - Correção da Prova
Aula 12 - Metalicidades e abundâncias químicas. Metalicidade [Fe/H]. Metalicidade Diagrama HR. Poeira interestelar, Extinção interestelar, Avermelhamento,Efeitos da extinção e avermelhamento em diagramas cor-magnitude. Equação de Boltzmann.
Aula 13 - Meio interestelar, Regiões de formação estelar, Processo de colapso de uma nuvem molecular, Noções sobre Função de massa inicial e taxa de formação estelar.
Aula 14 - Curva de Extinção. Métodos de razão de linhas para extinção e avaliação da metalicidade.
Aula 15 - Grãos interestelares. Campo magnético. Equação de Transferência Radiativa. Efeitos na linhas espectrais. Componentes de poeira e gás, Nuvens moleculares. Definição de função de massa inicial. Aula 16 - A vizinhança solar. Características das estrelas vizinhas ao Sol. Função de massa inicial. Funções de massa inicial, O problema da universalidade da função de massa inicial. Aula 17 - Meio Ionizado. Conexão entre componente estelar e gasosa em nossa galáxia Aula 18 - Meio intergalactico frio e neutro. Transições Moleculares e Rotacionais. Glóbulos de Bok.Nuvens Moleculares. Regiões HI, O disco de gás da Galáxia. Regiões HII. Equação de Saha. Observações em Rádio. Masers. Aula 19 - Revisão e Tarefa Prática Aula19-AstronomiaGalactica2016A.pdf
Aula 20 - Avaliação Aula 21 - Correção da prova e discussão dos exercícios. Meio ionizado muito quente e supernovas. Aula 22 - Diferenças químicas e dinâmicas entre as diferentes populações Galácticas. Tipos de Supernovas e Enriquecimento Químico. Relação Cor-Metalicidade. Parâmetros de metalicidade e Relação com Populações Estrelares. Relações de Populãções Estelares e Dinâmica de Componentes Discoidais e Esferoidais. Aula 23 - Populações do disco estelar Galáctico. Populações do Bojo, Diferenças espaciais e de metalicidade no Bojo. Pde populações estelares. Estrelas do disco e do bojo. A barra. Centro Galáctico. Buraco negro central. Aula 24 - Relação Idade Metalicidade. Escala de Altura e Taxa de Formação Estelar. Disco estelar fino e espesso. Populações do Halo. Traçadores Dinâmicos e Populações. História de Populções Estelares. Aula 25 - Padrão Local de Repouso (LSR). Apex. Rotação em Relação ao Centro Galáctico. Observação da Rotação Diferencial da Galáxia. Velocidades relativas ao LSR. Interpretação de Espectros Galácticos no Rádio. Mapeando nossa Galáxia. Detecção dos Braços Espirais. Forma da Estrutura Espiral. Aula 26 - Distância Cinemática. Distâncias em escala galáctica. Curva de Rotação. Traçadores da estrutura da Galáxia. Gradientes radiais de metalicidade. O Problema da Estabilidade dos Braços Espirais. A velocidade do Padrão Espiral. Estrutura Espiral. Frequência epiciclica e teorias de ressonâncias. Aula 27 - Estrutura Espiral. Frequencia epiciclica e teorias de ressonâncias. Teoria Epicíclica e de Pequenas Perturbações. Braços espirais e formação estelar. Evolução química radial de nossa galáxia. Ressonânicas Interna e Externa de Lindblad. Corrotação.
Aula 28 - Constantes de Oort. Formação da Via Láctea. Formação monolítica e hierarquica da Galáxia. Formação das estruturas primordiais. . O modelo ELS e o modelo de Searle. Simulações de N corpos. Galáxias satélites da Via Láctea. Classificação e contagem de galáxias satélites. O “problema da falta” de satélites. Aula 29 e 30 - Avaliação e Correção da Prova
Para PCs:
Para Tablets e Smartphones:
Applets
|
Sergio Scarano Jr - Departamento de Fisica da Universidade Federal de Sergipe Rod. Marechal Rondon s/n - Jardim Rosa Elze, São Cristovão - Sergipe, Brazil Tel: (55) 79-2105 6807. E-mail: scaranojr@ufs.br
|