CC1 |
Apresentar valores resultantes nos experimentos com incertezas
no resumo. |
|
0.1 |
CC2 |
Legenda e/ou título inapropriados. A legenda e/ou título
deve representar especificamente os dados que ela contém,e
não algo genérico como “Dados coletados para primeira lei de
Ohm”. Em tabelas o significado usado para os símbolos em
cada coluna deve ser explicado, incluindo suas unidades. |
|
0.1 |
CC3 |
Erro grosseiro de leitura ou de digitação de dados. |
|
0.1 |
CC4 |
Falta a apresentação das incertezas nos gráficos. Quando
elas são muito pequenas falta a mencionar que “as incertezas
são menores que os pontos usados para representar os dados
observacionais”. |
|
0.1 |
CC5 |
Dado observacional e incerteza apresentadas com número de
algarismos diferentes. |
Exemplo: 0.016 ± 0.0001 Þ errado; 0.0160 ± 0.0001 Þ
correto |
0.1 |
CC6 |
Faltam citações no meio do texto (Exemplo: Maia et al
(2012)). Não é necessária descrição como: (Fonte: o Autor).
Se figuras ou outros conteúdos são responsabilidades do
grupo elas não precisam ser citadas no trabalho apresentado
(já se sub-entende que são dos autores). Outro modo de citar
uma referência também pode ser o seguinte: num dado trecho é
feita uma demonstração. Depois dela basta citar: “veja
uma demonstração semelhante em Scarano Jr et al. 2013”) |
Exemplos: "para instrumentrumentos digitais adotamos como
incerteza a metade do menor valor (Maia
et al, 2012). |
0.1 |
CC7 |
Texto de legenda, escala ou de elementos gráficos não
visíveis ou muito pequenos e dificultando a leitura. |
|
0.1 |
CC8 |
Gráfico não corresponde aos dados observados. |
|
0.1 |
CC9 |
A seção OBJETIVOS apresenta as “perguntas” que deverão ser
respondidas ao se fazer o experimento, analisar os dados e
discutir os resultados. Ela pode ser escrita numa frase
contínua e/ou em tópicos identificados a partir do Roteiro
Experimental. Consultar https://www.youtube.com/watch?v=uDttDUL7YE0,
seção “Estrutura do Relatório: Introdução e Objetivos”. Ela
não deve ser uma cópia dos objetivos apresentados no Roteiro
Experimental. |
|
0.1 |
CC10 |
Indicar em cada coluna de uma tabela o nome (ou símbolo) de
cada grandeza apresentada com suas respectivas unidades. |
|
0.1 |
CC11 |
Falta de legenda e/ou numeração para tabela e/ou figura e ou
equação. |
|
0.1 |
CC12 |
Inversão no eixo dos gráficos. Isso produz uma interpretação
errada sobre o coeficiente angular. |
|
0.1 |
CC13 |
Os resultados medidos devem ser apresentados com incertezas
e unidades apropriadas. |
|
0.1 |
CC15 |
Idéias corretas mas mal redigidas. |
|
0.1 |
CC16 |
Incoerência entre texto e dados analisados. |
|
0.1 |
CC17 |
Na seção "Conclusões" se compila cada constatação
experimental em cada uma das seções anteriores, com foco
especial às resposta obtidas para as perguntas que
delinearam os Objetivos do trabalho. Os resultados medidos e
suas incertezas devem ser apresentados. Veja https://www.youtube.com/watch?v=uDttDUL7YE0,
seção “Estrutura do Relatório: Conclusões”. |
|
0.1 |
CC18 |
Dados observacionais e/ou incertezas apresentadas com
excesso de algarismos. A incerteza pode ser representada com
um ou dois algarismos, mas nesse curso adotamos um algarismo
significativo apenas. Dessa forma o que limita o número de
algarismos a serem apresentados em uma medida é a posição em
que se encontra o primeiro algarismo da incerteza. |
|
0.1 |
CC19 |
Frase mal construída e que afeta a compreensão do conteúdo. |
|
0.1 |
CC20 |
Procedimento descrito na apostila não foi o que foi
realizado na sala. |
|
0.1 |
CC21 |
O autor deve manter a coerência em representar incertezas
com um ou com dois algarismos. |
|
0.1 |
CC22 |
Uniformizar o uso de símbolos ao longo do texto. É um erro
grave usar o mesmo símbolo para duas coisas diferentes. como
por exemplo m
para massa e o mesmo m
para o momento angular. |
|
0.1 |
CC23 |
Não foram feitas as comparações solicitadas. |
|
0.1 |
CC24 |
Formatação do texto causa dúvidas no conteúdo. |
|
0.1 |
CC25 |
Unidade errada. |
|
0.1 |
CC26 |
Figura mencionada não se encontra no texto. |
|
0.1 |
CC27 |
Objetivos apresentados não contém todas as idéias da seção
de discussão da Apostila de Experimentos; |
|
0.1 |
CC28 |
Faltou apresentar os resultados dos ajustes (equações e
parâmetros), os valores derivados dos gráficos e as
comparações. |
|
0.1 |
CC29 |
Não é assim que erro percentual é definido. E = [(Valor -
Valorpadrão)/
Valorpadrão]*100%. |
|
0.1 |
CC30 |
Escala e/ou título errados. |
|
0.1 |
CC31 |
Erro nos cálculos. |
|
0.1 |
CC32 |
Excedeu o limite da seção. |
 |
0.1 |
CC33 |
Faltou respeitar as regras de referências bibliográficas. |
|
0.1 |
CC34 |
Problemas com as contas. |
|
0.1 |
CC35 |
Elemento faltante ou falha no texto. Faltou uma revisão. |
|
0.1 |
CC36 |
Incoerência entre as unidades e valores apresentados. |
Por exemplo: a lua está distante 300000 cm da Terra. |
0.1 |
CC37 |
Fazer comparações explicitamente. Explicar as aproximações
assumidas. |
|
0.1 |
CC38 |
Os valores brutos devem ser apresentados nem que seja em
anexo. |
|
0.1 |
CC39 |
Não esquecer de apresentar as unidades para as fórmulas
apresentadas quando isso for necessário. |
|
0.1 |
CC40 |
Falta de seção obrigatória. |
|
0.1 |
CC41 |
Medida além da precisão do instrumento. |
|
0.1 |
CC42 |
Problemas no arredondamento. |
|
0.1 |
CC43 |
Em instrumentos analógicos, na ausência de informação
explícita no instrumento, a incerteza é a metade da menor
divisão. |
|
0.1 |
CC44 |
Conteúdo em seção inadequada. |
|
0.1 |
CC45 |
Objetivo da seção não foi atingido. |
|
0.1 |
CC46 |
Apresentar os resultados das medidas. Organizá-los em
tabelas pode ajudar em comparações. Caso sejam muitas
medidas organize em uma tabela anexa a ser mencionada no
texto. |
|
0.1 |
CC47 |
Faltou descrever os detalhes para o procedimento de medida
com cada um dos instrumentos propostos. |
|
0.1 |
CC48 |
Erro na apresentação da fórmula induz ao erro. |
|
0.1 |
CC49 |
Nesse curso usamos o fator multiplicativo do desvio padrão
como k=1. |
|
0.1 |
CC50 |
Deixar claro na introdução em que os textos apresentados se
relacionam com o experimento para medir o que é proposto. |
|
0.1 |
CC51 |
Não confundir os termos erro e incerteza. |
|
0.1 |
CC52 |
A incerteza sA
não é o desvio padrão s,
mas é proporcional a ele. dependendo do número de medidas.
Define-se como: |
|
0.1 |
CC53 |
Valores apresentados com excesso de algarismos
significativos. |
|
0.1 |
CC54 |
Usar o erro relativo para fazer comparações. |
|
0.1 |
CC55 |
Faltou apresentar o detalhamento das contas. |
|
0.1 |
CC56 |
Faltou apresentar os resultados dos ajustes (equações
derivadas com incertezas). |
|
0.1 |
CC57 |
Não foi apresentado os detalhes das conversões. |
|
0.1 |
CC58 |
Não iniciar a seção “Resultados e Discussão” com fórmulas e
tabelas sem um texto inicial explicando onde elas serão
aplicadas e os resultados contidos nelas. |
|
0.1 |
CC59 |
Para ter uma idéia das informações que devem ser
apresentadas nos objetivos e nos tópicos abordados nas
conclusões leia o material indicado e fique atento ao que o
professor indica em aula indica como objetivo. |
|
0.1 |
CC60 |
Apresentar a demonstração das fórmulas de propagação das
incertezas, nem que seja em uma seção chamada anexos. |
|
0.1 |
CC61 |
Cuidado! Conclusão precipitada por erros de contas! |
|
0.1 |
CC62 |
Quando o gráfico é feito manualmente deve-se apresentar os
pontos utilizados para o cálculo da equação da reta e de
preferência as equações de conversão dos eixos. |
|
0.1 |
CC63 |
De preferência por apresentar o gráfico em unidades do
Sistema Internacional. |
|
0.1 |
CC64 |
Em gráficos feitos na mão tente fazer a escala apenas com
múltiplos de 2 e 5 para que os valores coincidam com as
marcas especiais do papel milimetrado. Evite escalas
múltiplo de 3. |
|
0.1 |
CC64 |
Em gráficos feitos na mão os valores dos pontos não devem
ser escritos na escala. |
|
0.1 |
CC65 |
Contradição entre o que foi dito na “Introdução” e o que se
obtém nos “Resultados e Discussão”. |
|
0.1 |
CC67 |
Somente se pode falar de um fator de erro se de alguma forma
você mediu isso. Caso contrário a única coisa que se pode
fazer é levantar hipóteses. |
|
0.1 |
CC68 |
Gráficos que deveriam começar do 0 e começam deslocados
dessa posição, mas fornecem um coeficiente angular coerente
com o esperado (tabelado ou medido por outro procedimento)
devem estar afetados por algum erro sistemático. |
Um exemplo disso seria um dinamômetro que já esteja
mostrando 1 N de deslocamento da mola sem que nenhuma força
tenha sido aplicada a ela. Isso vai produzir um deslocamento
sistemático do gráfico na direção desse 1 N. |
0.1 |
CC69 |
A introdução deve conter um pequeno levantamento histórico
e teórico que levam as fórmulas que serão aplicadas no
experimento em suas diferentes configurações, de modo a
atender cada um dos objetivos que serão apresentados na
seção seguinte. |
|
0.1 |
CC70 |
Na seção “Resultados e Discussão” os resultados obtidos em
tabelas e em gráficos devem ser apresentados em textos
contínuos ao longo da seção com incertezas e unidades
corretas, apresentando o contexto de onde saem e as
conversões necessárias para obtê-las. Não basta
apresentá-las nas legendas das tabelas e dos gráficos. |
|
0.1 |
CC71 |
Erro nas unidades. |
|
0.1 |
CC72 |
Erro na escala do gráfico. |
|
0.1 |
CC73 |
Nunca comece uma seção com tópicos, tabelas, figuras sem um
texto para introduzi-las. |
|
0.1 |
CC74 |
Use os valores de grandezas medidas ao invés de valores
nominais. |
|
0.1 |
CC75 |
Evite palavras subjetivas na seção “Objetivos” como:
“notar”, “perceber”, “aprender”, “consideramos”. Opte por
palavras objetivas como “registrar”. “verificar”.
“identificar”. “medir”. “comparar”. etc... |
|
0.1 |
CC76 |
Referência de legenda de tabela e/ou gráfico ou numeração de
equação ou seção não corresponde ao mencionado no texto. |
|
0.1 |
CC77 |
Respeitar ordem de numeração de tabelas, gráficos e equações
de acordo com o seção em que esses elementos estão contidos. |
|
0.1 |
CC78 |
Cuidado ao representar a incerteza instrumental! A escala
vai determinar o menor valor da incerteza, sendo a menor
unidade de medida para instrumentos digitais e a metade do
menor valor de medida para instrumentos analógicos (caso
nada no instrumento indique o contrário). |
|
0.1 |
CC79 |
Não se deve usar a seção “Resumo” para explicar detalhes da
introdução e dos materiais métodos. Centre nos resultados de
acordo com os objetivos. |
|
0.1 |
CC80 |
A incerteza é representada com apenas um algarismo
significativo. |
|
0.1 |
CC81 |
Erro nos cálculos devido à falta de conversão das unidades
de medida. |
|
0.1 |
CC82 |
Equação errada. |
|
0.1 |
CC83 |
Faltou fazer referência ou à figura ou à tabela ou à
equação. |
|
0.1 |
CC84 |
O gráfico deve estar no corpo do texto. O anexo deve ser
usado apenas para apresentar maiores detalhes. |
|
0.1 |
CC85 |
Dados usados não correspondem aos resultados entregues em
sala de aula. |
|
0.1 |
CC86 |
Problema na execução do experimento não identificado pelos
autores no relatório. |
|
0.1 |
CC87 |
Na seção “Materiais e Métodos” deve-se apresentar o aparato
instrumental (inclusive fotos e diagramas) e a descrição de
cada procedimento combinando texto contínuo e tópicos. Veja
https://www.youtube.com/watch?v=uDttDUL7YE0 seção “Estrutura
do Relatório: Materiais e Métodos”. |
|
0.1 |
CC88 |
Símbolo não definido. |
|
0.1 |
CC89 |
Conceito errado. |
|
0.1 |
CC90 |
Referência não encontrada na bibliografia. |
|
0.1 |
CC91 |
Não confundir “Resumo” e “Conclusão” com o conteúdo de
qualquer outra seção. O Resumo tem um espaço limitado para
apresentar o que foi feito no experimento e os resultados
finais. Na conclusão os mesmo resultados são compilados, mas
também há mais espaço para que todas as informações
explicando o porquê se conclui que os resultados estão
dentro do esperado e/ou explicando os problemas que
ocorreram, justificando os resultados finais. Na conclusão
também cabe esclarecimento de problemas e sugestões para
melhorar o experimento além de permitir comparações com
outras referências e a proposta de novos trabalhos. |
|
0.1 |
CC92 |
Não conectar os pontos em gráficos. |
|
0.1 |
CC93 |
Anunciar que um dado conteúdo será apresentado nos anexos. |
|
0.1 |
CC94 |
Utilizar a numeração de tabelas, gráficos, equações ao longo
do texto e fazer referências a elas. |
|
0.1 |
CC95 |
Disposição de elementos gráficos causam confusão. |
|
0.1 |
CC96 |
Erro: usando a mesma legenda e numeração para dois ou mais
itens. |
|
0.1 |
CC97 |
Cuidado com subscritos e sobrescritos. |
|
0.1 |
CC98 |
Gráfico errado. |
|
0.1 |
CC99 |
Não basta dizer que um resultado sai do gráfico. A função
que vai ser ajustada deve ser justificada em termos da
teoria envolvida. O método de ajuste deve ser mencionado e
os resultados dos ajustes com cada um dos parâmetros
ajustados e respectivas incertezas devem ser apresentados em
uma tabela. Deve-se respeitar as unidades de medida,
respeitando o número de algarismos significativos. |
|
0.1 |
CC100 |
Deve-se indicar todos os procedimentos para obtenção de uma
dada medida. |
|
0.1 |
CC101 |
Apresentar pontos experimentais. |
|
0.1 |
CC102 |
Respeitar a convenção de maiúsculas e minúsculas para o nome
de medidas físicas. |
Por exemplo: kg e não Kg. |
0.1 |
CC103 |
Para quantificar a validade de uma dada expressão ao longo
de todo o conjunto de dados faça um gráfico dos resíduos
entre os dados medidos e os dados esperados em função dos
dados esperados. |
|
0.1 |
CC104 |
Não esqueça de apresentar o nome ou a definição de cada
símbolo apresentado no texto. A introdução é um bom local
para isso. |
|
0.1 |
CC105 |
Em materiais e métodos deve-se explicitar especificamente o
material usado. Especifique elementos que se repetem caso
isso implique mudança no resultado experimental. |
Por exemplo em experimentos com bobinas não se pode
trata-las como “diversas bobinas”, mas deve-se
especifica-las de acordo com o número de espiras. Se o
trabalho se dedica a analisar material da literatura esse
material específico ser apresentado em uma tabela ou
indicada num anexo separado das referências. |
0.1 |
CC106 |
Texto confuso. Deve ser reescrito. |
|
0.1 |
CC107 |
Tópicos numerados devem apresentar uma idéia de sequencia,
em que os elementos anteriore à apresentação dos tópicos
esteja claro. |
|
0.1 |
CC108 |
Uso de elementos que não foram definidos anteriormente. |
|
0.1 |
CC109 |
Materiais e métodos lida com o "como". Esta faltando a
apresentação do como. |
|
|
CC110 |
Não basta falar que diversas referências abordam o assunto,
deve-se mencionar pelo menos 3 em que isso ocorre. |
Diversos autores discutem a obtenção da constante de Hubble
(veja por exemplo Jackson 2015, Ackermann et al. 2012 ou
Freedman & Madore 2010 para uma revisão) |
0.1 |
CC111 |
Informação ou descrição desnecessária |
Por exemplo, se no resumo constar: "Assim, qualquer
interessado poderá repetir a prática abordada ou realizar
outras medições que desejar.", pois é pressuposto de
qualquer trabalho cientifico que qualquer um possa
reproduzi-lo. |
0.1 |
CC112 |
Menciona métodos que não serão utilizados para obter os
resultados. |
|
0.1 |
CC113 |
Em materiais e métodos concentre-se apenas nos procedimentos
realizados. Outros procedimentos possíveis devem ser
apresentados na conclusão. |
|
0.1 |
CC114 |
Indicar os cálculos feitos para derivar as colunas em uma
tabela. Use a citação da numeração de equações quando isso
for necessário. |
|
0.1 |
CC115 |
Cuidado com expressões que denotam consequência, pois
pressupõe que dada uma coisa deriva-se a outra. Correlação
não é sinônimo de consequência. |
|
0.1 |
CE1 |
Representação inapropriada de valores em uma tabela. |
|
0.05 |
CE2 |
Não usar mesmo tipo de destaque ou um destaque maior para
títulos em sub-seções, legendas ou títulos de gráficos. |
Por exemplo: se o título da seção “3. Materiais e Métodos”
está escrita em negrito fonte 9. não se deve usar essa mesma
formatação para uma sub-seção chamada por exemplo “1ª Parte” |
0.05 |
CE3 |
No arquivo digital as tabelas devem estar no formato texto e
não em figuras. |
|
0.05 |
CE4 |
Tamanho dos textos nos elementos gráficos inapropriada.
Mantenha os textos nas figuras aproximadamente do mesmo
tamanho do texto do corpo do relatório (nunca maior nem
muito menor). Caso o texto não seja visível esse erro será
considerado um erro de conteúdo CC7. |
Exemplo de uma figura e legenda mal apresentadas.

Figura 1:
Resistividade
|
0.05 |
CE5 |
Usar o mesmo padrão de fontes para todas as tabelas. |
|
0.05 |
CE6 |
Inversão do eixo do gráfico. Quando isso afeta a
interpretação dos resultados isso será considerado um erro
de conteúdo. |
|
0.05 |
CE7 |
Caberia uma figura nessa explicação. |
|
0.05 |
CE8 |
Incoerência entre texto e dados analisados. Quando o erro
implicar algo grave no trabalho ele corresponderá a um CC16. |
|
0.05 |
CE9 |
Frase mal construída. Se ela afeta a compreensão do conteúdo
esse erro corresponde a um CC19. |
|
0.05 |
CE10 |
Usar mesmos símbolos ao longo do texto e nas figuras. |
|
0.05 |
CE11 |
Formatação do texto causa dúvidas no conteúdo. Caso o erro
afete a compreensão do texto ele será considerado um CC24. |
|
0.05 |
CE12 |
Cuidado na conjugação verbal. Mistura de tempos verbais, ora
indicando que o grupo fez as ações, ora indicando que elas
devem ser feitas pelo leitor (como se fosse uma apostila). |
|
0.05 |
CE13 |
Cuidado! Representar duas vezes a mesma unidade, uma no
título da coluna de uma tabela e outra na própria medida.
Além de errado é desnecessário. |
|
0.05 |
CE14 |
Tente juntar o texto com o título da seção e/ou a legenda
com a figura e/ou tabela correspondente, evitando quebra de
páginas entre eles. |
|
0.05 |
CE15 |
Em alguns casos uma figura esquemática pode facilitar a
compreensão do texto mais do que uma foto. |
|
0.05 |
CE16 |
Arrumar formatação de modo a evitar espaços grandes entre as
seções. |
|
0.05 |
CE17 |
Linguagem inapropriada. |
|
0.05 |
CE18 |
Figuras que causam dificuldades na compreensão ou problemas
de apresentação na figura. |
|
0.05 |
CE19 |
Palavras como “provar”, “demonstrar”, “comprovar”,
“impossível”, “veracidade”, "dever" etc. são muito fortes e
epistemologicamente quase que somente se aplicam à
Matemática. Seria mais apropriado usar uma palavra como
“verificar”. Por outro lado a palavra “explicar” requer
comparação com algo medido, senão ela perde validade no
texto. Se você não tem essa medida para comparação deve-se
usar a palavras que indiquem uma relação mais prudente, como
a palavra “sugerir”. |
|
0.02 |
CE20 |
Não usar referências de tabelas, figuras, equações,
bibliografia no resumo. As informações essências devem estar
nessa seção em forma de texto. |
|
0.05 |
CE21 |
Não é adequado colocar todos os gráficos e tabelas em um
anexo, especialmente sem fazer referências a elas no texto
com uma legenda adequada. |
|
0.05 |
CE22 |
Não utilizar abreviaturas até o momento em que elas sejam
propriamente definidas. |
|
0.05 |
CE23 |
Texto repetitivo. |
|
0.01 |
CE24 |
Em figuras muito complexas, envolvendo muito elementos,
destacar de alguma forma os elementos que estão sendo
mencionados. |
Por
exemplo, ao mencionar o trópico de capricórnio:
|
0.02 |
CE25 |
Tente resumir muitas figuras em um único infográfico. |
|
0.02 |
CE26 |
Investir algum tempo para aprender como inserir uma equação,
como cortar uma imagem, como inserir elementos numa figura,
como fazer refêrências cruzadas, etc. |
|
0.02 |
CE27 |
Cuidado com expressões comparativas sem deixar explicito com
o que se está comparando. |
|
0.02 |
CE28 |
Cuidado com chavões e muletismos |
|
0.01 |
CP1 |
Não obedeceu ao modelo indicado em aula (http://scaranojr.com.br/Materiais/ModeloRelatorio.doc) |
|
0.2 |
CP2 |
Não se deve escrever o relatório como se ele fosse um
caderno de perguntas e respostas da Apostila de
Experimentos. O texto deve ser contínuo, apresentando os
resultados solicitados pela apostila, mas numa seqüência de
idéias redigidas. |
|
0.2 |
CP3 |
Bibliografia não foi apresentada conforme o solicitado. |
|
0.2 |
CP4 |
Com as equações numeradas não é necessário repetir as
fórmulas. Basta citar o número delas. |
|
0.2 |
CP5 |
Não use legenda para equações, apenas a numeração. |
|
0.2 |
CP6 |
Tópicos assumidos como objetivos, além das tabelas
devidamente preenchidas, e que serão verificados na seção
“Resumo”, nos “Objetivos”, nos “Resultados” e na
“Conclusão”: |
|
0.2 |
CP7 |
Confusão entre "Materiais e Métodos" e Resultados e
Discussão |
Copiar os procedimentos experimentais de um tutorial ou
roteiro experimental não o sumariza. Se o próprio método é
um dos objetivos do trabalho, então os procedimentos
elaborados devem constar na seção resultados e discussão.
Exemplo de sumarização de um tutorial: Objetivo => "Elaborar
procedimentos com o software DS9 para medir o tamanho das
crateras da lua"; Materiais e métodos: "Por meio do das
ferramentas do software DS9 medimos o tamanho angular
observado de três crateras da Lua: Agrippa, Triesnecker e
Autolycus, registradas em arquivos fits. Utilizando um
adaptação dos procedimentos de Scarano Jr (2009) fizemos o
seguinte procedimentos: 1-) Abrimos o arquivo fits da
cratera de interesse; 2-) Ajustamos a melhor escala de
intensidades para vizualizar os limites das bordas da
cratera de interesse fazendo os ajustes apropriados; 3-)
Identificamos por inspeção visual o centro da cratera*; 4-)
Com a ferramente "ruler" traçamos uma reta de uma
extramidade a outra da cratera, indentificadas visualmente,
de modo que o linha passasse pelo centro" ; 5-) Voltamos ao
passo 1 para uma nova cratera." |
0.2 |
EC1 |
A identificação de Io deve ser feita em comparação a outras
luas. Note que todas as luas estão praticamente na mesma
distância angular de Júpiter. Se há uma que aparentemente
está desacelerando, significa que da nossa perspectiva ela
atingiu a máxima elongação. Como naquela projeção ela é a
unica que faz isso, então ela deve ser a de menor raio, que
entre as luas galileanas corresponde a Io. |
|
0 |
EC2 |
A hipotese para admitirmos que os raios que provem de
júpiter e de sua lua são praticamente paralelos é supor que
a distância entre a Lua e Júpiter é muito menor que a
distância da Terra a Júpiter. |
|
|
FX1 |
Excelente modo de discutir como indentificar Io por Aragão
et al (2015). |
Não tenho arquivo de texto |
0 |