Lista de Códigos para Trabalhos na Disciplina de Física Contemporânea

 

    A seguir encontra-se uma tabela com auto-filtragem para ser utilizado para verificar as correções feitas nos relatórios da disciplina de Física Contemporânea. O significado dos códigos é o seguinte:

 

CP: Correções de Padrão

CC: Correções de Conteúdo

CE: Correções Estéticas

EC: Explicações Complementares

FX: Frases Exemplares

 
Código Descrição Exemplo Desconto
CC1 Apresentar valores resultantes nos experimentos com incertezas no resumo.   0.1
CC2 Legenda e/ou título inapropriados. A legenda e/ou título deve representar especificamente os dados que ela contém,e não algo genérico como “Dados coletados para primeira lei de Ohm”. Em tabelas o significado usado para os símbolos em cada coluna deve ser explicado, incluindo suas unidades.   0.1
CC3 Erro grosseiro de leitura ou de digitação de dados.   0.1
CC4 Falta a apresentação das incertezas nos gráficos. Quando elas são muito pequenas falta a mencionar que “as incertezas são menores que os pontos usados para representar os dados observacionais”.   0.1
CC5 Dado observacional e incerteza apresentadas com número de algarismos diferentes. Exemplo: 0.016 ± 0.0001  Þ errado;  0.0160 ± 0.0001 Þ correto  0.1
CC6 Faltam citações no meio do texto (Exemplo: Maia et al (2012)). Não é necessária descrição como: (Fonte: o Autor). Se figuras ou outros conteúdos são responsabilidades do grupo elas não precisam ser citadas no trabalho apresentado (já se sub-entende que são dos autores). Outro modo de citar uma referência também pode ser o seguinte: num dado trecho é feita uma demonstração. Depois dela basta citar: “veja uma demonstração semelhante em Scarano Jr et al. 2013”) Exemplos: "para instrumentrumentos digitais adotamos como incerteza a metade do menor valor (Maia et al, 2012). 0.1
CC7 Texto de legenda, escala ou de elementos gráficos não visíveis ou muito pequenos e dificultando a leitura.   0.1
CC8 Gráfico não corresponde aos dados observados.   0.1
CC9 A seção OBJETIVOS apresenta as “perguntas” que deverão ser respondidas ao se fazer o experimento, analisar os dados e discutir os resultados. Ela pode ser escrita numa frase contínua e/ou em tópicos identificados a partir do Roteiro Experimental. Consultar https://www.youtube.com/watch?v=uDttDUL7YE0, seção “Estrutura do Relatório: Introdução e Objetivos”. Ela não deve ser uma cópia dos objetivos apresentados no Roteiro Experimental.   0.1
CC10 Indicar em cada coluna de uma tabela o nome (ou símbolo) de cada grandeza apresentada com suas respectivas unidades.   0.1
CC11 Falta de legenda e/ou numeração para tabela e/ou figura e ou equação.   0.1
CC12 Inversão no eixo dos gráficos. Isso produz uma interpretação errada sobre o coeficiente angular.   0.1
CC13 Os resultados medidos devem ser apresentados com incertezas e unidades apropriadas.   0.1
CC15 Idéias corretas mas mal redigidas.   0.1
CC16 Incoerência entre texto e dados analisados.   0.1
CC17 Na seção "Conclusões" se compila cada constatação experimental em cada uma das seções anteriores, com foco especial às resposta obtidas para as perguntas que delinearam os Objetivos do trabalho. Os resultados medidos e suas incertezas devem ser apresentados. Veja https://www.youtube.com/watch?v=uDttDUL7YE0, seção “Estrutura do Relatório: Conclusões”.   0.1
CC18 Dados observacionais e/ou incertezas apresentadas com excesso de algarismos. A incerteza pode ser representada com um ou dois algarismos, mas nesse curso adotamos um algarismo significativo apenas. Dessa forma o que limita o número de algarismos a serem apresentados em uma medida é a posição em que se encontra o primeiro algarismo da incerteza.   0.1
CC19 Frase mal construída e que afeta a compreensão do conteúdo.   0.1
CC20 Procedimento descrito na apostila não foi o que foi realizado na sala.   0.1
CC21 O autor deve manter a coerência em representar incertezas com um ou com dois algarismos.   0.1
CC22 Uniformizar o uso de símbolos ao longo do texto. É um erro grave usar o mesmo símbolo para duas coisas diferentes. como por exemplo m para massa e o mesmo m para o momento angular.   0.1
CC23 Não foram feitas as comparações solicitadas.   0.1
CC24 Formatação do texto causa dúvidas no conteúdo.   0.1
CC25 Unidade errada.   0.1
CC26 Figura mencionada não se encontra no texto.   0.1
CC27 Objetivos apresentados não contém todas as idéias da seção de discussão da Apostila de Experimentos;   0.1
CC28 Faltou apresentar os resultados dos ajustes (equações e parâmetros), os valores derivados dos gráficos e as comparações.   0.1
CC29 Não é assim que erro percentual é definido. E = [(Valor - Valorpadrão)/ Valorpadrão]*100%.   0.1
CC30 Escala e/ou título errados.   0.1
CC31 Erro nos cálculos.   0.1
CC32 Excedeu o limite da seção.   0.1
CC33 Faltou respeitar as regras de referências bibliográficas.   0.1
CC34 Problemas com as contas.   0.1
CC35 Elemento faltante ou falha no texto. Faltou uma revisão.   0.1
CC36 Incoerência entre as unidades e valores apresentados.  Por exemplo: a lua está distante 300000 cm da Terra. 0.1
CC37 Fazer comparações explicitamente. Explicar as aproximações assumidas.   0.1
CC38 Os valores brutos devem ser apresentados nem que seja em anexo.   0.1
CC39 Não esquecer de apresentar as unidades para as fórmulas apresentadas quando isso for necessário.   0.1
CC40 Falta de seção obrigatória.   0.1
CC41 Medida além da precisão do instrumento.   0.1
CC42 Problemas no arredondamento.   0.1
CC43 Em instrumentos analógicos, na ausência de informação explícita no instrumento, a incerteza é a metade da menor divisão.   0.1
CC44 Conteúdo em seção inadequada.   0.1
CC45 Objetivo da seção não foi atingido.   0.1
CC46 Apresentar os resultados das medidas. Organizá-los em tabelas pode ajudar em comparações. Caso sejam muitas medidas organize em uma tabela anexa a ser mencionada no texto.   0.1
CC47 Faltou descrever os detalhes para o procedimento de medida com cada um dos instrumentos propostos.   0.1
CC48 Erro na apresentação da fórmula induz ao erro.   0.1
CC49 Nesse curso usamos o fator multiplicativo do desvio padrão como k=1.   0.1
CC50 Deixar claro na introdução em que os textos apresentados se relacionam com o experimento para medir o que é proposto.   0.1
CC51 Não confundir os termos erro e incerteza.   0.1
CC52 A incerteza sA não é o desvio padrão s, mas é proporcional a ele. dependendo do número de medidas. Define-se como:   0.1
CC53 Valores apresentados com excesso de algarismos significativos.   0.1
CC54 Usar o erro relativo para fazer comparações.   0.1
CC55 Faltou apresentar o detalhamento das contas.   0.1
CC56 Faltou apresentar os resultados dos ajustes (equações derivadas com incertezas).   0.1
CC57 Não foi apresentado os detalhes das conversões.   0.1
CC58 Não iniciar a seção “Resultados e Discussão” com fórmulas e tabelas sem um texto inicial explicando onde elas serão aplicadas e os resultados contidos nelas.   0.1
CC59 Para ter uma idéia das informações que devem ser apresentadas nos objetivos e nos tópicos abordados nas conclusões leia o material indicado e fique atento ao que o professor indica em aula indica como objetivo.   0.1
CC60 Apresentar a demonstração das fórmulas de propagação das incertezas, nem que seja em uma seção chamada anexos.   0.1
CC61 Cuidado! Conclusão precipitada por erros de contas!   0.1
CC62 Quando o gráfico é feito manualmente deve-se apresentar os pontos utilizados para o cálculo da equação da reta e de preferência as equações de conversão dos eixos.   0.1
CC63 De preferência por apresentar o gráfico em unidades do Sistema Internacional.   0.1
CC64 Em gráficos feitos na mão tente fazer a escala apenas com múltiplos de 2 e 5 para que os valores coincidam com as marcas especiais do papel milimetrado. Evite escalas múltiplo de 3.   0.1
CC64 Em gráficos feitos na mão os valores dos pontos não devem ser escritos na escala.   0.1
CC65 Contradição entre o que foi dito na “Introdução” e o que se obtém nos “Resultados e Discussão”.   0.1
CC67 Somente se pode falar de um fator de erro se de alguma forma você mediu isso. Caso contrário a única coisa que se pode fazer é levantar hipóteses.   0.1
CC68 Gráficos que deveriam começar do 0 e começam deslocados dessa posição, mas fornecem um coeficiente angular coerente com o esperado (tabelado ou medido por outro procedimento) devem estar afetados por algum erro sistemático.  Um exemplo disso seria um dinamômetro que já esteja mostrando 1 N de deslocamento da mola sem que nenhuma força tenha sido aplicada a ela. Isso vai produzir um deslocamento sistemático do gráfico na direção desse 1 N. 0.1
CC69 A introdução deve conter um pequeno levantamento  histórico e teórico  que levam as fórmulas que serão aplicadas no experimento em suas diferentes configurações, de modo a atender cada um dos objetivos que serão apresentados na seção seguinte.   0.1
CC70 Na seção “Resultados e Discussão” os resultados obtidos em tabelas e em gráficos devem ser apresentados em textos contínuos ao longo da seção com incertezas e unidades corretas, apresentando o contexto de onde saem e as conversões necessárias para obtê-las. Não basta apresentá-las nas legendas das tabelas e dos gráficos.   0.1
CC71 Erro nas unidades.   0.1
CC72 Erro na escala do gráfico.   0.1
CC73 Nunca comece uma seção com tópicos, tabelas, figuras sem um texto para introduzi-las.   0.1
CC74 Use os valores de grandezas medidas ao invés de valores nominais.   0.1
CC75 Evite palavras subjetivas na seção “Objetivos” como: “notar”, “perceber”, “aprender”, “consideramos”. Opte por palavras objetivas como “registrar”. “verificar”. “identificar”. “medir”. “comparar”. etc...   0.1
CC76 Referência de legenda de tabela e/ou gráfico ou numeração de equação ou seção não corresponde ao mencionado no texto.   0.1
CC77 Respeitar ordem de numeração de tabelas, gráficos e equações de acordo com o seção em que esses elementos estão contidos.   0.1
CC78 Cuidado ao representar a incerteza instrumental! A escala vai determinar o menor valor da incerteza, sendo a menor unidade de medida para instrumentos digitais e a metade do menor valor de medida para instrumentos analógicos (caso nada no instrumento indique o contrário).   0.1
CC79 Não se deve usar a seção “Resumo” para explicar detalhes da introdução e dos materiais métodos. Centre nos resultados de acordo com os objetivos.   0.1
CC80 A incerteza é representada com apenas um algarismo significativo.   0.1
CC81 Erro nos cálculos devido à falta de conversão  das unidades de medida.   0.1
CC82 Equação errada.   0.1
CC83 Faltou fazer referência ou à figura ou à tabela ou à equação.   0.1
CC84 O gráfico deve estar no corpo do texto. O anexo deve ser usado apenas para apresentar maiores detalhes.   0.1
CC85 Dados usados não correspondem aos resultados entregues em sala de aula.   0.1
CC86 Problema na execução do experimento não identificado pelos autores no relatório.   0.1
CC87 Na seção “Materiais e Métodos” deve-se apresentar o aparato instrumental (inclusive fotos e diagramas) e a descrição de cada procedimento combinando texto contínuo e tópicos. Veja https://www.youtube.com/watch?v=uDttDUL7YE0 seção “Estrutura do Relatório: Materiais e Métodos”.   0.1
CC88 Símbolo não definido.   0.1
CC89 Conceito errado.   0.1
CC90 Referência não encontrada na bibliografia.   0.1
CC91 Não confundir “Resumo” e “Conclusão”  com o conteúdo de qualquer outra seção. O Resumo tem um espaço limitado para apresentar o que foi feito no experimento e os resultados finais. Na conclusão os mesmo resultados são compilados, mas também há mais espaço para que todas as informações explicando o porquê se conclui que os resultados estão dentro do esperado e/ou explicando os problemas que ocorreram, justificando os resultados finais. Na conclusão também cabe esclarecimento de problemas e sugestões para melhorar o experimento além de permitir comparações com outras referências e a proposta de novos trabalhos.   0.1
CC92 Não conectar os pontos em gráficos.   0.1
CC93 Anunciar que um dado conteúdo será apresentado nos anexos.   0.1
CC94 Utilizar a numeração de tabelas, gráficos, equações ao longo do texto e fazer referências a elas.   0.1
CC95 Disposição de elementos gráficos causam confusão.   0.1
CC96 Erro: usando a mesma legenda e numeração para dois ou mais itens.   0.1
CC97 Cuidado com subscritos e sobrescritos.   0.1
CC98 Gráfico errado.   0.1
CC99 Não basta dizer que um resultado sai do gráfico. A função que vai ser ajustada deve ser justificada em termos da teoria envolvida. O método de ajuste deve ser mencionado e os resultados dos ajustes com cada um dos parâmetros ajustados e respectivas incertezas devem ser apresentados em uma tabela. Deve-se respeitar as unidades de medida, respeitando o número de algarismos significativos.   0.1
CC100 Deve-se indicar todos os procedimentos para obtenção de uma dada medida.   0.1
CC101 Apresentar pontos experimentais.   0.1
CC102 Respeitar a convenção de maiúsculas e minúsculas para o nome de medidas físicas. Por exemplo: kg e não Kg. 0.1
CC103 Para quantificar a validade de uma dada expressão ao longo de todo o conjunto de dados faça um gráfico dos  resíduos entre os dados medidos e os dados esperados em função dos dados esperados.   0.1
CC104 Não esqueça de apresentar o nome ou a definição de cada símbolo apresentado no texto. A introdução é um bom local para isso.   0.1
CC105 Em materiais e métodos deve-se explicitar especificamente o material usado. Especifique elementos que se repetem caso isso implique mudança no resultado experimental.  Por exemplo em experimentos com bobinas não se pode trata-las como “diversas bobinas”, mas deve-se especifica-las de acordo com o número de espiras. Se o trabalho se dedica a analisar material da literatura esse material específico ser apresentado em uma tabela ou indicada num anexo separado das referências. 0.1
CC106 Texto confuso. Deve ser reescrito.   0.1
CC107 Tópicos numerados devem apresentar uma idéia de sequencia, em que os elementos anteriore à apresentação dos tópicos esteja claro.   0.1
CC108 Uso de elementos que não foram definidos anteriormente.   0.1
CC109 Materiais e métodos lida com o "como". Esta faltando a apresentação do como.    
CC110 Não basta falar que diversas referências abordam o assunto, deve-se  mencionar pelo menos 3 em que isso ocorre. Diversos autores discutem a obtenção da constante de Hubble (veja por exemplo Jackson 2015,  Ackermann et al. 2012 ou Freedman & Madore 2010 para uma revisão) 0.1
CC111 Informação ou descrição desnecessária Por exemplo, se no resumo constar: "Assim, qualquer interessado poderá repetir a prática abordada ou realizar outras medições que desejar.", pois é pressuposto de qualquer trabalho cientifico que qualquer um possa reproduzi-lo. 0.1
CC112 Menciona métodos que não serão utilizados para obter os resultados.   0.1
CC113 Em materiais e métodos concentre-se apenas nos procedimentos realizados. Outros procedimentos possíveis devem ser apresentados na conclusão.   0.1
CC114 Indicar os cálculos feitos para derivar as colunas em uma tabela. Use a citação da numeração de equações quando isso for necessário.   0.1
CC115 Cuidado com expressões que denotam consequência, pois pressupõe que dada uma coisa deriva-se a outra. Correlação não é sinônimo de consequência.   0.1
CE1 Representação inapropriada de valores em uma tabela.    0.05
CE2 Não usar mesmo tipo de destaque ou um destaque maior para títulos em sub-seções, legendas ou títulos de gráficos. Por exemplo: se o título da seção “3. Materiais e Métodos” está escrita em negrito fonte 9. não se deve usar essa mesma formatação para uma sub-seção chamada por exemplo “1ª Parte” 0.05
CE3 No arquivo digital as tabelas devem estar no formato texto e não em figuras.   0.05
CE4 Tamanho dos textos nos elementos gráficos inapropriada. Mantenha os textos nas figuras aproximadamente do mesmo tamanho do texto do corpo do relatório (nunca maior nem muito menor). Caso o texto não seja visível esse erro será considerado um erro de conteúdo CC7.  Exemplo de uma figura e legenda mal apresentadas.

Descrição: ohm4.jpg

Figura 1: Resistividade

0.05
CE5 Usar o mesmo padrão de fontes para todas as tabelas.   0.05
CE6 Inversão do eixo do gráfico. Quando isso afeta a interpretação dos resultados isso será considerado um erro de conteúdo.   0.05
CE7 Caberia uma figura nessa explicação.   0.05
CE8 Incoerência entre texto e dados analisados. Quando o erro implicar algo grave no trabalho ele corresponderá a um CC16.   0.05
CE9 Frase mal construída. Se ela afeta a compreensão do conteúdo esse erro corresponde a um CC19.   0.05
CE10 Usar mesmos símbolos ao longo do texto e nas figuras.   0.05
CE11 Formatação do texto causa dúvidas no conteúdo. Caso o erro afete a compreensão do texto  ele será considerado um CC24.   0.05
CE12 Cuidado na conjugação verbal. Mistura de tempos verbais, ora indicando que o grupo fez as ações, ora indicando que elas devem ser feitas pelo leitor (como se fosse uma apostila).   0.05
CE13 Cuidado! Representar duas vezes a mesma unidade, uma no título da coluna de uma tabela e outra na própria medida. Além de errado é desnecessário.   0.05
CE14 Tente juntar o texto com o título da seção e/ou a legenda com a figura e/ou tabela correspondente, evitando quebra de páginas entre eles.   0.05
CE15 Em alguns casos uma figura esquemática pode facilitar a compreensão do texto mais do que uma foto.   0.05
CE16 Arrumar formatação de modo a evitar espaços grandes entre as seções.   0.05
CE17 Linguagem inapropriada.   0.05
CE18 Figuras que causam dificuldades na compreensão ou problemas de apresentação na figura.   0.05
CE19 Palavras como “provar”, “demonstrar”, “comprovar”, “impossível”, “veracidade”, "dever" etc. são muito fortes  e epistemologicamente quase que somente se aplicam à Matemática. Seria mais apropriado usar uma palavra como “verificar”. Por outro lado a palavra “explicar” requer comparação com algo medido, senão ela perde validade no texto. Se você não tem essa medida para comparação deve-se usar a palavras que indiquem uma relação mais prudente, como a palavra “sugerir”.   0.02
CE20 Não usar referências de tabelas, figuras, equações, bibliografia no resumo. As informações essências devem estar nessa seção em forma de texto.   0.05
CE21 Não é adequado colocar todos os gráficos e tabelas em um anexo, especialmente sem fazer referências a elas no texto com uma legenda adequada.   0.05
CE22 Não utilizar abreviaturas até o momento em que elas sejam propriamente definidas.   0.05
CE23 Texto repetitivo.   0.01
CE24 Em figuras muito complexas, envolvendo muito elementos, destacar de alguma forma os elementos que estão sendo mencionados. Por exemplo, ao mencionar o trópico de capricórnio:

 

0.02
CE25 Tente resumir muitas figuras em um único infográfico.   0.02
CE26 Investir algum tempo para aprender como inserir uma equação, como cortar uma imagem, como inserir elementos numa figura, como fazer refêrências cruzadas, etc.   0.02
CE27 Cuidado com expressões comparativas sem deixar explicito com o que se está comparando.   0.02
CE28 Cuidado com chavões e muletismos   0.01
CP1 Não obedeceu ao modelo indicado em aula (http://scaranojr.com.br/Materiais/ModeloRelatorio.doc)   0.2
CP2 Não se deve escrever o relatório como se ele fosse um caderno de perguntas e respostas da Apostila de Experimentos. O texto deve ser contínuo, apresentando os resultados solicitados pela apostila, mas numa seqüência de idéias redigidas.   0.2
CP3 Bibliografia não foi apresentada conforme o solicitado.   0.2
CP4 Com as equações numeradas não é necessário repetir as fórmulas. Basta citar o número delas.   0.2
CP5 Não use legenda para equações, apenas a numeração.   0.2
CP6 Tópicos assumidos como objetivos,  além das tabelas devidamente preenchidas, e que serão verificados na seção “Resumo”, nos “Objetivos”, nos “Resultados” e na “Conclusão”:   0.2
CP7 Confusão entre "Materiais e Métodos" e Resultados e Discussão Copiar  os procedimentos experimentais de um tutorial ou roteiro experimental não o sumariza. Se o próprio método é um dos objetivos do trabalho, então os procedimentos elaborados devem constar na seção resultados e discussão. Exemplo de sumarização de um tutorial: Objetivo => "Elaborar procedimentos com o software DS9 para medir o tamanho das crateras da lua"; Materiais e métodos: "Por meio do das ferramentas do software DS9 medimos o tamanho angular observado de três crateras da Lua: Agrippa, Triesnecker e Autolycus, registradas em arquivos fits. Utilizando um adaptação dos procedimentos de Scarano Jr (2009) fizemos o seguinte procedimentos: 1-) Abrimos o arquivo fits da cratera de interesse; 2-)  Ajustamos a melhor escala de intensidades para vizualizar os limites das bordas da cratera de interesse fazendo os ajustes apropriados; 3-) Identificamos por inspeção visual o centro da cratera*; 4-) Com a ferramente "ruler" traçamos uma reta de uma extramidade a outra da cratera, indentificadas visualmente, de modo que o linha passasse pelo centro" ; 5-) Voltamos ao passo 1 para uma nova cratera." 0.2
EC1 A identificação de Io deve ser feita em comparação a outras luas. Note que todas as luas estão praticamente na mesma distância angular de Júpiter. Se há uma que aparentemente está desacelerando, significa que da nossa perspectiva ela atingiu a máxima elongação. Como naquela projeção ela é a unica que faz isso, então ela deve ser a de menor raio, que entre as luas galileanas corresponde a Io.   0
EC2 A hipotese para admitirmos que os raios que provem de júpiter e de sua lua são praticamente paralelos é supor que a distância entre a Lua e Júpiter é muito menor que a distância da Terra a Júpiter.    
FX1 Excelente modo de discutir como indentificar Io por Aragão et al (2015). Não tenho arquivo de texto 0

 

   

 

 

Sergio Scarano Jr - Departamento de Fisica da Universidade Federal de Sergipe

Rod. Marechal Rondon s/n - Jardim Rosa Elze, São Cristovão - Sergipe, Brazil

Tel: (55) 79-2105 6807. E-mail: scaranojr@ufs.br